1a. Página Opinião Em Tempo
Economia Mundo História
Brasil ã Deriva Papo
Quem Somos

Lançado em 27 de janeiro de 2000.

Clip Pirata é um produto da Traços e Textos Virtuais Ltda.

Vargem Grande - Rio de Janeiro - Brasil

 

O Projeto

O Clip Pirata nasceu da necessidade de se abrir um espaço dissonante na padronização que domina o sistema de comunicação atual. Trata-se de um projeto de clipping produzido especialmente para a Internet. Pretende dialogar através da informação com o internauta que busca alternativas ao que a mídia tradicional divulga, como quer e na intensidade ditada pelos interesses que representa.

Assim, a notícia do rodapé de uma página interna ou omitida nos telejornais, assume o status de manchete.

Atualmente há uma aposta em um modelo de fonte comunicacional que transmite informação relevante. Em seu quinto ano, o Clip Pirata apresenta-se como objeto de estudo científico. Dessa forma, o sítio está inserido em uma nova perspectiva que contempla outro tipo de relação entre fonte e leitor.

É isso aí, nosso projeto é de inclusão e esta é a nossa diferença. E é assim que vemos a Internet.

Saiba qual  o  mote do
Clip Pirata.

 

O Nome

Pirata - peiratés do verbo grego peirãn , "atacar e abater"; latim pirata, "ladrão do mar", francês pirate é de 1448, inglês pirate é de 1426, espanhol e português pirata como o holandês piraat , o sueco e dinamarquês pirat e o alemão Pirat são dos fins do século XV, inícios do século XVI.  O holandês VRIJBUITER do século XV, radical conexo inglês FREE do inglês BOOTY, "butim", o que pilhava livre, inglês FREEBOOTER de 1570, do inglês filisbuster de 1587, francês flibustier de 1667, do espanhol filisbustero, de 1836, do português flibusteiro da segunda metade do século XIX.

Cap Grumarí

É um resumo de noticias e do pensamento, uma recomposição de fragmentos, editado no Brasil por brasileiros e dirigido para o mundo de língua portuguesa e espanhola.

Brasileiros aqui ou no exterior e aos nossos irmãos portugueses, africanos, do Timor Leste, de Goa, de Macau, da América Latina e do Caribe, que se interessem pela abordagem dos problemas brasileiros inseridos neste mundo desequilibrado pela desinformação e despolitização das questões da cidadania.

Tendo como princípio a luta política contra a exclusão, reafirma o chamamento ã  inclusão de todos aqueles que se sintam identificados com o projeto.

Do alto da gávea

Na evolução da palavra explica-se parte da opção feita.  A tentativa de impor "na marra" um padrão fast food de consumo, sufoca as manifestações autóctones das comunidades em nível global, alcançando o climax na programação cientificamente dirigida nos meios de

comunicação de massa, principalmente o televisivo.
ãs megafusões, o grande butim sobre o mundo virtual da Internet, o clip cibernético, como grampo, torna-se uma ação de pirataria contemporânea. Aqui e agora, para o enfrentamento ao que ameaça não apenas as iniciativas individuais e coletivas, mas a liberdade de expressão e em desarranjo final, a aniquilação da soberania nacional.

Paraty-paraíso dos piratas

Capitão Grumarí incorpora a história de Misson, "o bom", suas idéias libertárias , o trato com humanidade aos inimigos, a libertação dos escravos encontrados e a utopia socialista na cidade Libertália, feita de madeira, na Baía de Diego Suárez, em Madagascar. No comando da nau La Victoire, no final do século XVII, esse pirata provençal tornou-se nosso ícone.

A tripulação do Clip Pirata, do seu posto de observação em algum ponto do litoral do Rio de Janeiro, posiciona sua parabólica e equipamentos de alta tecnologia digital, emite e recebe mensagens entre seus vários contatos na rede e fora dela.  São instituições, pessoas comuns e internautas, cidadãos interessados em que o aparato de comunicação seja parte integrante de um projeto para as maiorias.

Vem incorporando o sentido comunitário da informação desde os tempos em que bem cedo, na banca ao lado da padaria do Abel, em Ipanema, rapidamente se esgotava a edição do Correio da Manhã com Otto Maria Carpeaux, Hermano Alves, Márcio Moreira Alves, o sempre sintonizado Carlos Heitor Cony, Tarso de Castro, Cláudio Abramo e o grande Janio de Freitas.  Era a época da dura repressão política.  Tempos alimentados pela guerra do Viet Nam, a ascenção de Fidel Castro e Che Guevara, dos hippies, daquele que Pablo Neruda saudou entre "os novos protagonistas da história que está nascendo e que temos o dever de construir ...", referindo-se ao jovem Leonel Brizola. Da usurpação dos direitos aclamados, aos milhões, pelas Diretas-Já!  Do torneiro mecânico Lula, que não chegou ao poder porque não tinha uma aparelhagem de som que o colocasse ã  altura do seu concorrente, medíocre e histriônico.
Chegou!

Antes da posse do Lula e ...

Nau Izquierda

Quanto tempo perdido, quanta energia dissipada, quanta degradação social, política e cultural, em 25 anos de arbítrio explícito, somados a três mandatos presidenciais sucessivos, concluídos com mais de 60% de rejeição. Sob o manto manipulador de vários planos econômicos, todos concebidos de fora e implementados pelas mesmas mãos, em corpos clonados, a oposição não emplaca seu concorrente presidencial, acusada de não ter propostas alternativas.  Mas as tem.
Tem? O grande nó, é como repercuti-las?

... depois da posse ...

Pisar na bola é erro que todo o craque pode cometer. Pisar na bola duas vezes no mesmo jogo é coisa de jogador perna de pau. Pisar na bola várias vezes no mesmo jogo é coisa de jogador perna de pau e fora de forma, que pode comprometer o time e decepcionar a torcida. Pisar na bola o tempo todo é caso de substituição imediata gritando: Prá fora!
Pegar a bola com a mão e fazer gol contra é caso de jogador vendido ao adversário.
Em qualquer das possibilidades o técnico tem obrigação de saber armar a equipe, saber mexer durante o jogo e sob qualquer resultado, manter os compromissos assumidos com a camisa do time.

O Clip Pirata, é um hacker que tem como mote a busca incessante pela informação que está por trás da notícia. Representa um esforço a mais para tentar remover esse denso nevoeiro que cobre nossas vidas, através da participação daqueles que, de alguma forma, tenham como contribuir para isto.

Topo!

 


Entre em contato conosco
 

clippirata@clippirata.com.br