1a. Página
Economia
Brasil
Opinião Em Tempo
Mundo História
ã Deriva Papo

 

Durante aproximadamente quatro décadas, dois homens, cada um movido por um interesse, dedicaram-se a uma das mais complexas e espetaculares empreitadas de todos os tempos: conquistar a Amazônia.
Nelson Rockefeller, herdeiro de um império petrolífero e Cameron Townsend, um líder protestante visionário, uniram recursos e estratégias para combater o comunismo que se espalhava pela América Latina e evangelizar as populações indígenas.
Por trás do esforço de ambos, formou-se uma rede de interesses políticos e econômicos que resultou num dos episódios mais escandalosos da política imperialista americana, com ataques ã  natureza, patrocínio de ditaduras, genocídios, exploração predatória de riquezas naturais e espionagem.
Apoiados numa investigação de peso, e utilizando pela primeira vez documentos de Rockefeller recentemente liberados,
Gerard Colby e Charlotte Dennett registram minuciosamente todos os passos deste plano gigantesco, nos palcos e nos bastidores de toda a operação: os lobbies políticos e os planos secretos, o uso de missionários para os propósitos da CIA, os interesses empresariais no exterior atendidos por ditadores locais.
Os autores analisam a trajetória de políticos, empresários e instituições envolvidos numa trama da qual muitos brasileiros jamais ouviram falar, mas que teve influência direta na história do país.
Em nome de Deus, do progresso e da democracia, "tribos sem Bíblia" foram pacificadas, campos petrolíferos e recursos naturais estratégicos foram disputados e mercados lucrativos foram desenvolvidos. Durante este processo, governos democráticos foram derrubados, direitos foram suspensos, milhares de nativos foram mortos e outros tantos expulsos de suas terras na Amazônia, América Central e Sudeste Asiático.

Ante a riqueza das narrativas, o Clip Pirata dispõe aos seus leitores-internautas uma série de resumos, de leitura leve, mas que irão impactar os jovens e aqueles que viveram o suficiente para entender os rumos da história recente.